Proporções de um Corpo Perfeito

Quais são as Proporções de um Corpo Perfeito?

Não é de hoje que existem estudos a respeito da proporção perfeita do corpo humano.
Muitos cientistas, estudiosos da anatomia humana e artistas na antiguidade, como Leonardo da Vinci e seu famoso homem vitruviano, propuseram relações harmoniosas entre as partes que compõem nosso corpo, além daquelas que regem também em nosso Universo.


Embora saibamos que o conceito de perfeição possa ser subjetivo, existem regras, leis e proporções na natureza que são predominantes e se repetem seguindo alguns padrões em diferentes ocasiões. A famosa "razão áurea" talvez seja a mais famosa delas e esta pode ser aplicada em muitos estudos de medidas, formas e proporções. Todas estas relações apresentam de alguma forma a sensação de harmonia entre a obra composta, seja ela qual for. Esses padrões harmoniosos são constantemente buscados, por exemplo, por arquitetos, artistas, publicitários entre outros....


No que diz respeito ao mundo dos esportes, mais especificamente aos fisiculturistas, bodybuilders ou apenas aos entusiastas que buscam um "shape" perfeito, também existem padrões considerados harmoniosos. Obviamente que estes padrões podem ser um pouco variável dependendo das suas diferenças anatômicas (como um tronco um pouco mais largo, ou pernas mais cumpridas). Mas no geral, estas relações que apresentamos a seguir indicam o que há de consenso nos padrões internacionais de beleza, estética e TAMBÉM de saúde.
Sim, nossa saúde também pode ser afetada em casos extremos de desproporção. O caso mais comum é o de super-desenvolvimento dos músculos do PEITORAL contra um pouco desenvolvimento dos músculos das COSTAS. Quando isso acontece, por exemplo, sua postura pode ser prejudicada (costas arqueadas para frente), gerando problemas graves de coluna no futuro. 

Outro caso em que todos já viram em algum exemplar nas academias, são os homens com o corpo estilo pirâmide invertida (ou "coxinha", "cone de sorvete" etc.). Estas pessoas possuem um tórax largo e musculoso, mas com pouco desenvolvimento dos membros inferiores, caracterizando pernas finas. Além do resultado ser visualmente ruim, uma carga muito alta proveniente do volume e peso dos membros superiores pode sobrecarregar seus joelhos e tornozelos ao longo do tempo, principalmente se você praticar outros exercícios físicos (como jogar um futebol aos finais de semana).

Então vamos ao que interessa:
A fórmula a seguir refere-se a terminologia "corpo perfeito", que seria algo que abrange  desde o físico "fitness" até os "gigantes bodybuilders" (fisiculturistas de competição). Este é o físico que 90% dos homens buscam: Músculos vultuosos e definidos, bem acima da média das pessoas normais e que são resultados de dedicação, disciplina, dieta/suplementação e treino INTENSO. Portanto, se você almeja algum destes casos extremos (como ser um Mr. Olympia como o Rooney Colleman), esta tabela pode não ser o mais ideal. 


Tudo o que você tem que fazer é dividir o seu peso ideal, em quilos, pela sua altura, em centímetros. Por exemplo, se você tem 1,80m e quer ter 80 quilos de peso, deve dividir 80/180. O resultado será  um coeficiente de 0,44. Depois, é só usar a tabela abaixo para localizar na linha do seu coeficiente quais seriam as medidas do corpo perfeito para você. Lembre-se de que as medidas ideais estão em centímetros e referem-se ao perímetro de cada parte do corpo do homem (medida que você tira com a fita métrica). O intuito do Tio Sam apresentar esta tabela é que você a use como uma referência, para facilitar a encontrar suas deficiências e facilidades. 


Lembrando que deve-se tirar as medidas com o os músculos relaxados.
 


Agora você já pode definir suas metas de medidas corporais e traçar um treinamento adequado para focar naquilo que você mais precisa! Não deixe de consultar profissionais habilitados para lhe indicar o melhor há se fazer!
 

Fontes:

  •  Smith, W. Stevenson, and Simpson, William Kelly. The Art and Architecture of Ancient Egypt, pp. 12-13 and note 17, 3rd edn. 1998, Yale University Press
  •  "Universal Leonardo: Leonardo Da Vinci Online › Essays." Universal Leonardo: Leonardo Da Vinci Online › Welcome to Universal Leonardo
  • Bodybuilding Symmetry Muscle Chart by MuscleNet

2 comentários: